Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > A Guarnição
Início do conteúdo da página

A Guarnição de João Pessoa

Criado: Quinta, 28 de Abril de 2016, 12h37 | Publicado: Quinta, 28 de Abril de 2016, 12h37 | Última atualização em Quinta, 28 de Abril de 2016, 13h02 | Acessos: 7678

Conheça mais sobre a Cidade de João Pessoa - PB

A Guarnição de João Pessoa - PB
imagem sem descrição.

João Pessoa é um município brasileiro, capital e principal centro financeiro e econômico do estado da Paraíba. Com 791 438 habitantes (estimativa de 2015), é a quinta cidade mais populosa da Região Nordeste e a 14ª do Brasil e sua região metropolitana, formada por João Pessoa e mais onze municípios, tem uma população de 2 982 297 pessoas (IBGE/2015), a sexta maior do nordeste brasileiro.

É uma das capitais de melhor qualidade de vida do Nordeste. João Pessoa foi uma das duas principais cidades da Nova Holanda, junto com Mauritsstadt (a atual Recife). Possui antigo e vasto patrimônio histórico, similar ao de Olinda (mas, ao contrário desta última, manteve seu status de sede). Dados de 2000 mostram João Pessoa como a capital menos desigual do Nordeste, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, com o coeficiente de gini de 0,630, embora tal índice seja considerado "muito alto" de acordo com a ONU.

É conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de, no município, estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar "onde o sol nasce primeiro nas Américas". Fundada em 1585 com o nome de "Nossa Senhora das Neves", a cidade de João Pessoa é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil, tendo já sido fundada com título de cidade. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, João Pessoa recebeu o título de "segunda capital mais verde do mundo". Segundo um cálculo baseado na relação entre número de habitantes e área verde, ficando atrás apenas de Paris, capital da França.

A cidade de João Pessoa foi considerada, pela organização International Living, como uma das melhores cidades do mundo para se desfrutar a aposentadoria. No ranking feito anualmente pela organização, a capital paraibana surge ao lado da também nordestina Fortaleza como as únicas cidades brasileiras citadas na lista nesse ano. Apenas cinco cidades sul-americanas foram incluídas. Além das brasileiras, Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta del Este, todas no Uruguai, completam as cinco cidades da América do Sul indicadas para se desfrutar aposentadoria.

Fonte: Wikipedia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página