Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Banda de Música
Início do conteúdo da página

HISTÓRICO

Acessos: 1052

         A Banda de Música do 15° Batalhão de Infantaria Motorizado, tem seus primeiros registros de atuação em 1920, quando o 1° Sargento Osvaldo Evaristo da Costa dela foi Mestre. Todavia, esta corporação musical foi reorganizada com a criação do 15° BIMtz em 01 de agosto de 1941, por meio da junção do 2° Batalhão de Caçadores, destacado de Recife-PE, e do 22° Batalhão de Caçadores, de João Pessoa.

        Passaram, como regentes, por esta centenária instituição, maestros de grande relevância, dentre os quais podemos destacar Francisco Gomes Picado e Joaquim Pereira, incólumes personagens musicais paraibanos, responsáveis não só pelo engrandecimento da música militar, como, também, do cenário musical civil, tendo ambos sido co-fundadores da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

           No âmbito militar, tem como principais funções atuar no adestramento da tropa, abrilhantar cerimônias militares, formaturas e desfiles, bem como realizar guardas de honra para autoridades.   

           A Banda de Música do 15º BI Mtz realiza apresentações nas guarnições de João Pessoa, Bayeux e Rio Tinto, em proveito do Comando do 1º Grupamento de Engenharia, 15º BI Mtz, 16º RC Mec, Base Adm de JP, Hospital de Guarnição de JP, Cia C/1º Gpt E e Tiro de Guerra de Rio Tinto, podendo ainda ser empregada nas guarnições de Natal e Campina Grande (7ª Bda Inf Mtz).

         No âmbito civil, ela contribui de forma significativa, de modo a realizar apresentações, retretas e concertos, fomentando a formação cultural da população paraibana, servindo, assim, de elo entre o Exército Brasileiro e a sociedade.

        Atualmente é composta por 38 músicos oriundos de diversas regiões do país. Na função de Regente está o 1° Ten OSVALDIR e o 1° Ten FABIO AZEVEDO e na função de Mestre está o Subtenente OZIEL.

 EPSON296

registrado em:
Fim do conteúdo da página